5 Técnicas para lidar com a Ansiedade

5 Técnicas para lidar com a Ansiedade

A população mundial tem ficado mais ansiosa nos últimos tempos, principalmente pela maneira como o ser humano tem se tornado imediatista em busca dos seus ideais. Outro agravante é a rapidez com que as informações são passadas através das redes sociais. Tudo é urgente, os jovens estão vivendo de forma mais prematura. A rotina das pessoas é desgastante, são muitos afazeres, e muitas pessoas não aguentam a pressão social e começam a sentir ansiedade e depressão.

Nunca em outras épocas as pessoas estiveram sentindo tanta ansiedade. A ansiedade é um sentimento que deixa as pessoas com sintomas desagradáveis, como aceleração dos batimentos cardíacos, boca seca, sudorese excessiva, tremores, dores abdominais, entre outros inúmeros sintomas desagradáveis.

A ansiedade é uma doença que pode se tornar potencialmente grave se não tratada, então se você está passando por momentos ansiosos, comece a praticar técnicas que lhe ajudem a diminuir a e controlar a sua ansiedade.

São técnicas simples, mas muito eficazes, obviamente que nenhuma técnica substitui um médico caso seja necessário. Cuide da sua saúde mental ela é fundamental para viver em equilíbrio. Para isso procure realizar essas cinco técnicas para lidar com a ansiedade e ter uma vida mais tranquila e feliz.

Ansiar pelas coisas não deve nos deixar tristes, ou infelizes, ansiar pelas coisas deve ser algo bom, então quando passamos a nos sentir angustiados pelas coisas que vão acontecer é hora de procurar reverter essa situação.

 

Aprenda a desenvolver técnicas simples, mas que podem ser eficazes no combate a ansiedade.

Procure lugares e pessoas que lhe fazem bem:


Procure identificar quais são os lugares e momentos em que você sente mais ansiedade, além disso, existem coisas que você deve evitar se perceber que elas lhe fazem mal.

O trânsito pode deixar muitas pessoas ansiosas, assim como ambiente de trabalho. Evite as pessoas tóxicas que atraem energias negativas para sua vida aumentando a sua ansiedade.

Procure estar ao lado de pessoas que compreendem seu estado ansioso, frequente lugares que lhe trazem paz, assista e leia coisas positivas para que a sua mente possa se desviar dos pensamentos ansiosos.

Aprenda a realizar a respiração diafragmática:


Aprenda a respirar de forma correta, a melhor forma de respirar e aliviar a ansiedade é através do diafragma. O diafragma fica logo abaixo do estômago, coloque sua mão sobre essa região e ao invés de encolher a barriga enquanto inspira o ar você vai expandir o seu diafragma com o ar que você está inspirando.

Procure contar até dez e então comece a soltar o ar lentamente, repita esse processo pelo menos por umas dez vezes, e quantas vezes achar que é necessário durante o dia.

Aprender a controlar a respiração é uma forma de amenizar os sintomas da ansiedade, ao melhorar a respiração você melhora a oxigenação do seu corpo inclusive do seu cérebro fazendo com que você relaxe.

 

Pratique alguma atividade Física:

Torne-se um adepto de alguma atividade física. Muitas vezes é desagradável ouvir que precisamos praticar atividades físicas, mas pelo menos alguma forma de se exercitar é necessária.

Primeiro pense em alguma atividade física que você gosta de fazer, não há uma atividade física específica para aliviar a ansiedade, o importante é que qualquer forma de exercício libera adrenalina e endorfina, substâncias que melhoram o seu bem estar.

Procure ter uma rotina semanal de exercícios, se for a caminhada a sua forma de se exercitar procure se exercitar ao menos três vezes na semana, algumas pessoas gostam da academia, outras de dançar, assim como a corrida, ou até mesmo a prática e o conhecimento de um algum tipo de luta pode ser fantástico para que a sua ansiedade melhore.

 

Dormir bem diminui a ansiedade:


O hábito dormir bem é fundamental para diminuir a ansiedade. As pessoas ansiosas não dormem por conta dos afazeres que as esperam no dia seguinte, no entanto por mais coisas que tenhamos que fazer, sem energia por não ter dormido bem, perdemos o entusiasmo e o nosso desempenho fica muito menos eficaz.

Normalmente a rotina noturna das pessoas contribui para que o sono seja ruim, alimentação inadequada como alimentos ricos em gorduras e carboidratos como lanches que podem causar má digestão durante a noite.

Bebidas à base de cafeína que ao invés de induzirem o sono, estimulam a pessoa a ficar acordada. Outro fator que atrapalha o sono é a constante conexão com as redes sociais e aparelhos tecnológicos.

A televisão e o celular no quarto fazem com que as pessoas durmam mais tarde, pois estão recebendo estímulos, quando deveriam estar dormindo. O que mostra que o excesso de estímulos durante a noite acaba por atrapalhar ainda mais um sono que já está ruim.

A noite deve ser um momento onde pessoas devem relaxar procurando pensar em coisas positivas, realizar uma alimentação saudável e leve, ingerir bebidas como chás que contribuem para o sono.

Todas as práticas devem preparar o corpo e mente para dormir, ainda que haja ansiedade no momento de dormir, organizar o ambiente para favorecer o sono é fundamental.

Dormir é fundamental, durante o sono nosso corpo libera hormônios que são importantes para a nossa saúde, o hormônio do crescimento (GH), o hormônio cortisol, que controla inflamações, alergias, o estresse, e contribui para manter a harmonia emocional.

Outros hormônios são liberados como a melatonina, a adrenalina, o TSH (hormônio que estimula a tireoide).

Dicas de como dormir melhor:

  • Procure se alimentar cedo, e ingerir alimentos leves, como sopas, frutas, ou proteínas leves;
  • Evite tomar bebidas que contenham cafeína como o café, chás com cafeína e refrigerantes;
  • Desligue a televisão para conseguir entrar em sono profundo;
  • O ideal é apagar todas as luzes, o escuro favorece o adormecimento;
  • Relaxe antes de dormir, tome um bom banho, se alimente e depois vá dormir;
  • Tenha o seu horário correto para dormir.

 

Pratique a Meditação:

Medite. Parece simples dizer apenas medite, e de fato é. Desconecte-se por algum tempo de tudo que o rodeia, procure ficar em um lugar tranquilo, longe da agitação do trânsito ou de outras formas de distração.

Concentre-se, feche os olhos e não pense em nada. Pensar em nada pode soar estranho, mas é uma forma de se manter alheio ao mundo que exige que estejamos pensando o tempo todo, é comprovado cientificamente que a meditação oferece inúmeros benefícios à saúde e pode combater os sintomas da ansiedade.

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