Crie uma reputação inabalável

 Crie uma reputação inabalável

Hoje vamos falar sobre criar uma reputação inabalável, visando deixar para traz um péssimo estigma de nossa profissão, pois uma boa reputação pode aumentar a confiança do cliente.

Nós, vendedores, temos o estigma de sermos pessoas que somente querem levar vantagem, que só visam vender seus produtos e, assim, lucrar ainda mais. E, para isso, inventamos coisas para poder convencer o comprador e assim vender o produto.

Como exemplo do que disse acima, posso usar uma experiência que vivenciei, na qual fui fazer uma visita a uma fábrica de massa situada na região leste de Minas Gerais. Eu trabalhava como vendedor de uma companhia petrolífera e fui até lá com o intuito de vender lubrificante e combustível para a frota de caminhões desta fábrica. Marquei minha visita à fábrica, cheguei com quinze minutos de antecedência para poder me preparar para a reunião com o comprador que, até então, não conhecia. Aguardei em uma antessala, onde já havia outros representantes comerciais que já pareciam bem entrosados. No momento em que chegou a minha vez de ser atendido, o comprador me chamou pelo nome e me convidou para entrar em sua sala. Lá dentro, me sentei na cadeira em frente à sua mesa e me deparei com uma placa na parede atrás de sua cadeira que dizia a seguinte frase: “ vendedor é igual a disco voador, aparece de vez em quando, mas ninguém acredita nele”. Ao ler essa frase, fiquei desnorteado, pedi licença, me levantei da cadeira e sai de sua sala em direção à saída da fábrica. O comprador, um tanto surpreso com minha reação, veio atrás de mim e quando me alcançou perguntou o que havia acontecido para que eu tivesse saído da sala daquela forma. Então, lhe respondi que fiquei ofendido com a frase exposta em sua sala. Em resposta, o comprador deu uma gargalhada e me disse que aquilo era uma brincadeira que ele fazia com os vendedores. Depois que tudo foi esclarecido, voltei a antessala e lá ele me apresentou aos outros representantes comerciais que vendiam produtos para aquela fábrica há um bom período de tempo.

Esse orgulho de ser vendedor está dentro de mim.  Em minha carreira, já passei por diversas funções, como, por exemplo, vendedor de vassouras. Também já vendi bijuteria, roupa, derivados de petróleo, joias e fui até diretor executivo de um banco comercial. Durante todo esse percurso, sempre me orgulhei de ser vendedor.

Por isso, é de extrema importância que você crie uma reputação inabalável, sendo sempre ético e correto. Cumpra com os acordos feitos e crie bons relacionamentos, longos e duradouros com seus clientes e, para que isso ocorra, é essencial que você os preserve, não falando dele nem de outros clientes, nem que fale de outros clientes menores para um dos seus mais importantes, pois, passa uma ideia de falsidade e estará prejudicando sua própria imagem.

Esse é o conselho que lhes dou: crie uma reputação inabalável. Nossa profissão é maravilhosa, sendo a locomotiva que puxa nossas empresas para frente, as mantendo prósperas em sua área de atuação.

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