O grande vendedor age como um agricultor

O grande vendedor age como um agricultor

Ao contrário do que muitos acham, ser vendedor não é somente ir até o cliente e convencê-lo a comprar o seu produto.
Ser vendedor exige a paciência de um agricultor, que precisa passar por vários processos até conseguir, enfim, o seu produto final, que, por muitas vezes, trazem o sustento de suas famílias.

E, para que isso aconteça, ele deve ter muita paciência e cuidado com sua lavoura.

Um grande vendedor é aquele que age como um agricultor.

Para que você entenda essa comparação é preciso prestar atenção em como eles agem, em como eles preparam o terreno, preparam o solo, fazem o arado e adubam o solo.

Ao plantar, o agricultor semeia a boa semente, depois cuida da irrigação adequada para poder ver a sua plantação crescer. Assim, ele cuida da sua lavoura para depois colher excelentes frutos.

Você pode estar se perguntando: o que tem um vendedor a ver com isso? E a resposta é a seguinte:

Muitas pessoas que vão trabalhar com vendas, cuidar da gestão de vendas ou equipes comerciais têm uma grande ansiedade para vender. E, para você conseguir grandes resultados como vendedor, é necessário que alguns cuidados sejam tomados antes de sair a campo vendendo.

Seguindo com o exemplo que usei, cuidar do terreno é se preparar, conhecer o mercado que você está entrando, conhecer os concorrentes e também conhecer a si próprio, ou seja, saber quais são as suas forças, as suas fraquezas, os seus diferenciais.

Também é importante saber exatamente como o seu produto ou serviço resolve os problemas e as necessidades dos clientes.

Depois disso, a parte de semear a boa semente corresponde a visitar seus clientes, fazer prospecção de clientes ideais, que realmente têm o perfil para consumir o seu produto ou serviço.

Você vai estabelecer um relacionamento com o seu cliente, um relacionamento que implica em gerar confiança. Isso é cuidar da lavoura, é fazer com que aquele cliente te conheça, saiba qual a sua origem, a origem dos produtos que o seu cliente vende e quais as características de qualidade que o seu produto ou serviço oferece.

Somente depois disso, você vai conseguir conquistar as primeiras vendas e colher os resultados.

Então, em vendas é muito importante que você aja como um lavrador e não como um caçador, que vai chegar e tentar matar a venda na primeira visita.

Desta forma, algumas vendas são possíveis, mas, para criar clientes, é necessário cuidado, tempo, dedicação e perseverança.

Seguindo o exemplo do agricultor, você conseguirá ter mais sucesso na sua carreira de vendedor e poderá ter uma boa relação com seus clientes.

Esse método possibilitará a você cuidar de todos os âmbitos da sua carreira, pois você conseguirá conquistar mais vendas, conseguirá cuidar melhor dos seus clientes, fazendo com que eles continuem comprando os seus produtos e serviços sempre.

Talvez, também possa trazer, consequentemente, mais clientes indicados por os seus clientes antigos.

Espero que esse exemplo o ajude na sua carreira.

André Bax – Team Leader Coach

Comente com Facebook
No Comments

Post A Comment

WhatsApp chat