Use a sua rede de relacionamentos para gerar negócios para os seus clientes

Use a sua rede de relacionamentos para gerar negócios para os seus clientes

Hoje vamos falar sobre usar a sua rede de relacionamentos visando gerar novos negócios para os seus clientes. Alguns vendedores não utilizam essa estratégia porque, simplesmente, pensam que o trabalho deles é somente vender seus produtos. Por isso, acabam não percebendo a sabedoria e a vantagem em oferecer, não somente o seu produto, mas também os produtos ou serviços do seu cliente.

O escritor norte-americano Dale Carnegie, proprietário do instituto Dale Carnegie e um dos maiores treinadores de vendedores de todos os tempos, tem formado líderes de vendas e negociadores de alto desempenho por todo o mundo. No livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, escrito em 1936, há uma passagem da qual gosto muito que diz o seguinte: ”Você será capaz de fazer mais amigos em dois meses se preocupando com as outras pessoas do que em dois anos tentando fazer com que as outras pessoas se preocupem com você”. Como um bom vendedor que é, você pode estar se perguntando onde essa frase se encaixa no seu dia a dia como vendedor e em como aplicar esse pensamento em vendas. Você obviamente tem uma rede de relacionamentos e, provavelmente, conhece muitas pessoas. Então, você precisa usar essa rede para gerir os negócios para os seus clientes. Saiba o que o seu cliente vende, quais produtos ou serviços ele tem e ofereça para os outros clientes que você tem. Faça isso com todos eles. Ao fazer isso, você interligará toda a sua rede de clientes uns aos outros.

Você pode estar se perguntando nesse momento: qual será a vantagem de se fazer todo esse processo? A resposta é a seguinte: ao fazer isso, você gera uma reciprocidade – essa palavra significada qualidade ou caráter de recíproco, correspondência mutua. Assim, por meio desse trabalho de indicação dos seus clientes para outros clientes, eles irão ficar obviamente muito satisfeitos e isso vai gerar um sentimento de gratidão, que gera a necessidade de reciprocidade, ou seja, retribuindo o favor com novas compras ou indicando o produto ou serviço que você oferece para outras pessoas da rede de relacionamento. Como consequência, você perceberá um aumento da sua rede de relacionamentos com a entrada desses novos clientes que você foi indicado, gerando assim mais lucro para você e para a empresa na qual trabalhe. Tudo isso fará de você um vendedor de sucesso.

Essa é a dica que dou hoje: use a sua rede de relacionamento e genuinamente preocupe-se com o negocio do seu cliente, ajude-o a vender mais e ele, provavelmente, vai te dar mais vendas e indicar negócios para você. Espero que mais esse dia o ajude no seu dia a dia como vendedor e o ajude também a chegar aonde você queira profissionalmente, fazendo de você uma pessoa cada vez mais próspera e um vendedor cada vez melhor.

 

Comente com Facebook
No Comments

Post A Comment

WhatsApp chat