Virei Líder e Agora?

Virei Líder e Agora?

O desejo de grande parte das pessoas é um dia ocupar uma cadeira na liderança. Seja por vontade de crescer na sua profissão, ter uma melhor remuneração ou por ser uma pessoa movida a desafios.

 Muitas pessoas conseguem e aí vem o seguinte pensamento: “Virei Líder e Agora?”

O exercício da liderança não é fácil. Não é simplesmente assumir uma posição, sentar em uma cadeira mais importante, determinar o trabalho das pessoas da equipe ou achar que os outros vão trabalhar por você.

E quando você assume uma posição através de uma carreira que foi construída na mesma empresa ainda precisa lidar com os colegas que passam a ser subordinados e assumir posturas que até então, você não tinha necessidade de assumir. É preciso lidar com vaidade, inveja, críticas e até com o famoso “puxão de tapete”.

É preciso estar preparado pois um novo líder trás para a empresa o pensamento de melhorias ou ameaças. E são muitos os desafios!

– Mudança de mentalidade: agora você assume uma posição estratégica. Precisa tirar a “mão da massa” e conduzir as pessoas através da delegação para conseguir atingir seus objetivos;

– Entender que agora você é líder! E vai precisar liderar pessoas que até então eram seus colegas;

– Estabelecer nova rede de contatos! A sua rede aumenta e você precisa estabelecer conexões com sua equipe e com seus pares;

– A estratégia agora é sua! Você é quem vai definir o famoso plano de ação da sua área e quem vai executar cada ação e com qual prazo para que você entregue o que é necessário;

– Buscar novos conhecimentos e novas habilidades que antes, não eram necessárias para a sua função! Existem treinamentos e Coaches que podem te ajudar muito nessa nova fase; – Trabalhar a sua inteligência emocional: você passa a vivenciar maior pressão, tantos dos subordinados quanto das suas lideranças e saber lidar com o novo pode gerar ansiedade e stress.

São muitos desafios mas o exercício da liderança é surpreendente e pode ficar ainda mais se você for um líder que se interesse verdadeiramente pelas pessoas!

Gostou? Comenta aí e siga nossas postagens diárias! 
Valéria Bax – Master Coach – IPE

Comente com Facebook
No Comments

Post A Comment

WhatsApp chat